sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EDITAL (parte02)


Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Programa Educacional de Inclusão Social de Jovens e Adultos – PROJEDIS


REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Caro aluno,

Por favor, leia com atenção os itens abaixo e empenhe-se em segui-los, pois são imprescindíveis para o bom funcionamento do PROJEDIS. Lembre-se: a não observância aos tempos poderá acarretar sua exclusão do Projeto :

1 – As aulas do PROJEDIS iniciam às 18:30 e encerrem às 21:40. Mantenha a pontualidade. A tolerância, em caso de atraso, é de 15 minutos;

2 – Em caso de atraso superior a 15 minutos, aguarde o término da aula do lado de fora, para ter acesso a aula subseqüente;

3 – Preserve o patrimônio da Universidade Federal do Maranhão. Há serviço de vigilância e segurança funcionando 24 horas nas dependências do CCH e nas demais áreas do CAMPUS. Qualquer dúvida ligue para 3301-8374;

4 – Evite sair com freqüência da sala de aula durante a aula;

5 – Celulares e demais aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados ou em modo silencioso durante a aula;

6 – Atenção à freqüência: Ausências injustificadas acima de 30%, em cada disciplina durante um mês, acarretarão exclusão automática;

7 – Mantenha o respeito aos coordenadores e professores do PROJEDIS, bem como ao corpo de funcionários da Universidade e demais alunos da instituição;

8 – Durante a sua permanência no interior do CAMPUS, evite exercer atividades que não tenham relação com sua atividade discente;

9 – Procure a coordenação do PROJEDIS sempre que tiver dúvidas, sugestões ou reclamações;


A COORDENAÇÃO.
ANEXO – IV
1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
·         Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
·         Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
·         Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
·         Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos - produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
·         Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
·         Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos lingüísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sócio-comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
·         Estudo dos aspectos lingüísticos da língua portuguesa: usos da língua norma culta e variação lingüística - uso dos recursos lingüísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro-estrutura do texto.
·         Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

2. Matemática e suas Tecnologias
·         Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
·         Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
·         Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
·         Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
·         Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações-paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
·      Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil; A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial; A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América; História cultural dos povos africanos; A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira; História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira; Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
·      Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa; Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna; Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial; As lutas pela conquista da independência política das colônias da América; Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação; O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX; Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX; A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana; Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria; Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo; Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América; Conflitos político-culturais pós-guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI; A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais; Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas; Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial;
·      Características e transformações das estruturas produtivas
Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências; Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia; Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção; Formação do espaço urbano-industrial; Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos; A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas; A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas conseqüências econômicas, políticas e sociais; Produção e transformação dos espaços agrários; Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais; O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo; A relação campo-cidade.
·      Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil; Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos; As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio; A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico; Origem e evolução do conceito de sustentabilidade; Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo; Situação geral da atmosfera e classificação climática; As características climáticas do território brasileiro; Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo;
·      Representação espacial
Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.



ANEXO – V

REGRAS PARA CLASSIFICAÇÃO

O RESULTADO ABAIXO OBEDECE AOS SEGUINTES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

SERÁ CLASSIFICADO:

1.    O CANDIDATO COM MAIOR NÚMERO DE ACERTOS NO GABARITO.

EM CASO DE EMPATE:

2.    AVALIAÇÃO DA COMPROVAÇÃO DE BAIXA RENDA

3.    PERSISTINDO O EMPATE SERÁ CLASSIFICADO O CANDIDATO COM MAIS IDADE.

4.    O CANDIDATO QUE NÃO ATENDER A TODAS AS EXIGÊNCIAS E PRAZOS DO SELETIVO TERÁ SUA INSCRIÇÃO CANCELADA OU SERÁ IMPEDIDO DE FAZER SUA MATRÍCULA, O QUE NÃO ENSEJARÁ, EM HIPÓTESE ALGUMA À DEVOLUÇÃO DA TAXA PAGA.

5.    NA HIPÓTESE DE DESISTÊNCIA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS, PODERÁ HAVER CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES.


6.    OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PROJEDIS.

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